12/03/2019
A Central Única das Favelas (CUFA) anunciou, nesta terça-feira, em Heliópolis, uma parceria com a Uber que promete causar bastante impacto da região. Parklets foram instalados no local, estabelecendo a primeira vez que a Uber se faz presente em uma favela no mundo.
O objetivo é garantir maior e melhor acesso da população local à plataforma de mobilidade, estimular os moradores a aproveitarem as oportunidades de trabalho que o aplicativo oferece e, assim, desenvolver o empreendedorismo local e ao mesmo tempo melhorar a mobilidade da favela.
A iniciativa aconteceu por meio do trabalho de duas empresas do grupo Favela Holding, conjunto de empresas voltadas para ações sociais que tem como CEO o executivo social Celso Athayde, as duas são a InFavela, agência de live marketing, e a Comunidade Door, responsável pela instalação de outdoors em favelas. A CUFA é a principal parceira social da Favela Holding.
A CUFA realizou todo o mapeamento no território em Heliópolis e em outras favelas de São Paulo, e a InFavela foi a responsável pela instalação do parklet no território. A Comunidade Door foi responsável pela campanha de instalação de placas anunciando a ação na comunidade.
Por meio da parceria, equipes da CUFA e da Uber realizaram uma série de reuniões com lideranças e instituições de Heliópolis para entender as principais demandas da região. Foram identificadas inicialmente duas necessidades principais: melhorar a experiência das pessoas que querem utilizar o aplicativo e apresentar para os moradores novas oportunidades para geração de renda, seja dirigindo com a Uber, fazendo entregas ou empreendendo com o Uber Eats.
"Precisávamos de um parceiro que pudesse nos ajudar nesse projeto de levar oportunidades para as pessoas de Heliópolis de forma simples, colaborativa e inclusiva, e que ao mesmo tempo conseguisse nos ajudar a causar um impacto positivo sobre a mobilidade do dia a dia. A Uber foi uma escolha lógica, porque é uma empresa que pode colocar a sua tecnologia a esse serviço e desenvolver com a gente uma série de projetos e iniciativas de longo prazo", afirma Celso Athayde, fundador da CUFA e CEO da Favela Holding.
São 4 pontos de embarque em locais de fácil acesso e que ficam a, no máximo, 7 minutos de caminhada de qualquer local da comunidade. Nas rodas de conversa com representantes da favela, identificou-se que erros nos mapas digitais, aliados a ruas estreitas, faziam com que a experiência de pedir um carro na comunidade não fosse satisfatória.
"Inserimos no aplicativo uma tecnologia que orienta o usuário para os pontos de embarque, a partir do momento que ele solicita a viagem. Ele poderá escolher um dos quatro pontos no próprio aplicativo e caminhar até o local para encontrar o motorista parceiro. Assim, melhoramos a experiência e tornamos o serviço acessível para todos", afirma Fabio Plein, gerente geral da Uber para São Paulo.
Expo Favela teve mais de 30 mil pessoas no World Trade Center em São Paulo
Casa Verde e Parque Santo Antônio são as primeiras campeãs da Taça das Favelas São Paulo
Favela Holding adquire 50% do Box Mineiro, franquia de alimentação especializada em refeições caseiras e frescas, no Rio de Janeiro e São Paulo
Favela Filmes inaugura núcleo em Paraisópolis e lança clipe homenageando a favela
Rede social indicada para população negra é lançada na véspera do início da campanha eleitoral
TAÇA DAS FAVELAS E BLACK&BLACK COM PRÊMIOS DA NIKE