19/06/2019
Grandes filas para entrar, bandeiras e fogos na Praça Charles Miller, muita festa nas arquibancadas cheias do Pacaembu, grandes personalidades na tribuna de honra e transmissão ao vivo da Globo e do Sportv.
Assim foi o dia das grandes finais da Taça das Favelas São Paulo 2019, que eternizaram as meninas do Complexo da Casa Verde e os garotos do Parque Santo Antônio como primeiros campeões de uma edição paulista do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo.
"Foi uma festa especial. O público paulista abraçou a Taça das Favelas e o Pacaembu ficou cheio e lindo, valorizando demais a nossa competição", comemorou Marcivan Barreto, coordenador comunitário em São Paulo da Central Única das Favelas (CUFA), organizadora do torneio, que é produzido pela InFavela.
No primeiro jogo do dia, as meninas do Complexo da Casa Verde venceram a favela de Paraisópolis por 2 a 0, com dois gols da atacante mineira, no início do jogo. No segundo tempo, as meninas de Paraisópolis até que tentaram uma reação, mas não conseguiram chegar ao gol. Título para a Casa Verde, da grande guerreira Mineira.
“Isso daqui para mim é muito gratificante, pois eu passei por uma depressão e eu pensei em me matar. Alguma coisa me dizia o tempo todo para eu tirar a minha vida, mas do outro lado, tinha alguém que me falava para eu não desistir. Estar aqui hoje é uma redenção para mim, estou muito feliz, não tem como explicar”, declarou a atacante Mineira, uma das artilheiras do campeonato, com 6 gols.
Os meninos fizeram um primeiro tempo muito disputado. O gol só saiu no final da etapa, quando o Parque Santo Antônio abriu o placara. A segunda etapa deu a impressão que o título seria conquistado com facilidade pela favela da Zona Sul de São Paulo, que abriu 3 a 0, logo nos primeiros minutos.
O Parque Santo Antônio chegou a fazer o quarto, mas foi anulado. Depois disso, a Favelas do 1010 cresceu e conseguiu fazer dois gols, ainda tendo chance do empate. Mas a primeira Taça das Favelas São Paulo masculina ficou mesmo na Zona Sul paulistana. Geovane, Vitor e Enzo fizeram os três gols da campeã, Pedro Rosa e Breno descontaram para a vice.
“Emoção indescritível fazer um gol no Pacaembu lotado. É mais do que a realização d um sonho. Agora é fazer muita festa na nossa favelas e comemorar com a família e os amigos”, disse Geovane, eleito o melhor jogador da partida pela transmissão da Globo.
A Taça das Favelas São Paulo 2019 teve como embaixadores o capitão do pentacampeonato mundial de futebol, Cafu, a ex-jogadora de basquete medalhista olímpica, Marta, e o rapper paulista, Dexter, e contou com patrocínio de PicPay, Friboi, Assaí Atacadista e Uber, apoio de Box Mineiro, Vai Voando, Euro Sports, Globo, Sportv, Comunidade Door, Prefeitura de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Mycujoo e Placar Esportivo, e cooperação da UNESCO.
Celso Athayde recebe Medalha Mérito Legislativo 2018, na Câmara dos Deputados, em Brasília
Rede social só para negros será lançada em Alagoas
Uma das maiores ONGs do Brasil promete esquentar o verão de NYC
AFRO OPORTUNIDADES EM PARCERIA COM O BANCO ITAÚ
Black & Black, a primeira rede social indicada para o público negro do mundo
Lançamento FHolding